quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cooperativismo x Competição

Essa proposta foi trabalhada nas turmas do Bloco Intermediário do periodo Vespertino, no dia 6 de abril.
Aproveitando que muitas dinâmica já tinham sido trabalhadas nos três primeiros dias de aula, apresentamos aos estudantes uma realidade para ser discutida. Essa apresentação aconteceu da seguinte maneira:
Uma dinâmica cooperativa deu início a aula, estimulando o trabalho em grupo e o respeito entre os colegas. Primeiro formou-se uma roda e cada aluno deveria memorizar a pessoa que estava do seu lado direito e esquerdo. Em seguida se movimentaram pela sala e se aproximaram do centro, ao sinal todos ficaram parados. Então deram as mãos para as pessoas que estavam ao seu lado na roda formando um grande "nó". Para desfazê-lo todos cooperaram e formaram a roda novamante.
Em seguida trabalhamos outra atividade utilizando um jogo que eles gostam. Foi proposto para que formassem fileiras e foram feito jogos de corridas. O primeiro aluno deveria correr até a parede e o segundo só deveria sair quando ele chegasse. A fileira campeã era a que chegasse no primeiro aluno, antes das demais. A competição foi bem estimulada e todos queriam ganhar. Em seguida foi proposto um jogo de futebol e tênis de mesa onde a competição existe naturalmente.
No final da aula formamos um roda e foi discutido as diferenças entre as atividades da aula. Qual tiveram ganhador e perdedor? Quais atividades todos participaram e buscaram um mesmo objetivo? Depois das respostas foi feita a comparação com o mercado de trabalho e com a escola. Na maioria das salas foi proposto pelos alunos que a cooperação seja estimulada na escola para que todos se ajudem e alcancem um objetivo. Uma das salas achou mais estimulante a competição para preparar para a realidade, visto que o mundo do trabalho encontra-se muito competitivo.


Professora Gabriela Morales

Nenhum comentário:

Postar um comentário