quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dança Criativa


Para dar início às atividades de dança nas turmas do período matutino fizemos uma dinâmica de dança criativa, onde os alunos deslocaram-se pela sala ao som de uma música e tentando utilizar o ritmo da mesma. Após o alongamento formamos uma roda onde cada um apresentou um passo de dança ou um movimento qualquer para que todos reproduzissem. A cada passo ou movimento criado pelo estudante iamos unindo até formamos uma pequena coreografia. Todos participaram, cada um no seu limite e mostrando por meio da dança, suas vivências. Os estudantes se divertiram muito e acharam interessante conseguir formar uma coreografia estimulante com movimentos tão simples.
Essa atividade já foi realizada em todos os Blocos (Intermediário e final) e cada coreografia retratou muito bem o perfil de cada turma.

Professora Gabriela Morales

Cooperativismo x Competição

Essa proposta foi trabalhada nas turmas do Bloco Intermediário do periodo Vespertino, no dia 6 de abril.
Aproveitando que muitas dinâmica já tinham sido trabalhadas nos três primeiros dias de aula, apresentamos aos estudantes uma realidade para ser discutida. Essa apresentação aconteceu da seguinte maneira:
Uma dinâmica cooperativa deu início a aula, estimulando o trabalho em grupo e o respeito entre os colegas. Primeiro formou-se uma roda e cada aluno deveria memorizar a pessoa que estava do seu lado direito e esquerdo. Em seguida se movimentaram pela sala e se aproximaram do centro, ao sinal todos ficaram parados. Então deram as mãos para as pessoas que estavam ao seu lado na roda formando um grande "nó". Para desfazê-lo todos cooperaram e formaram a roda novamante.
Em seguida trabalhamos outra atividade utilizando um jogo que eles gostam. Foi proposto para que formassem fileiras e foram feito jogos de corridas. O primeiro aluno deveria correr até a parede e o segundo só deveria sair quando ele chegasse. A fileira campeã era a que chegasse no primeiro aluno, antes das demais. A competição foi bem estimulada e todos queriam ganhar. Em seguida foi proposto um jogo de futebol e tênis de mesa onde a competição existe naturalmente.
No final da aula formamos um roda e foi discutido as diferenças entre as atividades da aula. Qual tiveram ganhador e perdedor? Quais atividades todos participaram e buscaram um mesmo objetivo? Depois das respostas foi feita a comparação com o mercado de trabalho e com a escola. Na maioria das salas foi proposto pelos alunos que a cooperação seja estimulada na escola para que todos se ajudem e alcancem um objetivo. Uma das salas achou mais estimulante a competição para preparar para a realidade, visto que o mundo do trabalho encontra-se muito competitivo.


Professora Gabriela Morales

Dinâmica do Conhecimento

Essa atividade foi efetuada nos dias 31 de março e 5 de abril, nas turmas do Bloco Intermediário do período matutino.
Teve como objetivo: conhecer os estudantes e a realidade que eles vivem, promover a interação com os colegas de sala e permirtir que cada um tivesse seu espaço para se expressar.
Foram formadas duas fileiras de cadeiras, uma de frente para a outra, onde os estudantes se posicionaram.
Em tiras de papel tinham sete perguntas. São elas:
- O que você mais gosta de fazer no seu dia-a-dia?
- O que você não gosta de fazer?
- O que deixa você com medo?
- Qual seu maior sonho?
- Para que time você torce?
- O que deixa você com raiva?
-O que você faz no fim de semana?
Um estudante sorteava uma pergunta e falava para os outros. A resposta era dada por mímica e a outra fileira deveria interpretar.
A primeira proposta era que cada estudante respondesse uma pergunta, mas eles pediram para continuar e ter mais oportunidades de responder.
Todos os estudantes participaram da atividade sem exitar e mostraram muito interesse e respeito pelas vivências e opiniões de cada um.


Professora Gabriela Morales