domingo, 16 de maio de 2010

Avaliação Física - PROESP - BR

A avaliação física na Escola Municipal Oswaldo Cruz foi feita de maneira diferenciada, utilizando a porposta PROESP-BR. Com objetivo de conhecer os estudantes e suas características mais afundo do que só pesar e medir. Os próprios alunos que aplicaram os testes, aprenderam sobre cada um e fizeram um nos outros.



“O Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) define-se como um observatório permanente dos indicadores de crescimento e desenvolvimento somatomotor e estatuto nutricional de crianças e jovens brasileiros entre 7 e 17 anos.”





São os testes:
- Medida da Massa Corporal. Material: Uma balança.
- Medida da Estatura. Material: Estadiômetro ou trena métrica.
- Medida do Índice de Massa Corporal (IMC)
Orientação: É determinado através do cálculo da razão entre a medida de massa corporal em quilogramas pela estatura em metros elevada ao quadrado (IMC= Massa (Kg) / estatura (m)²).
- Medida da envergadura. Material: Trena métrica.
- Teste de Flexibilidade (Sentar-e-alcançar Adaptado – sem banco). Material: Uma trena ou fita métrica de 1m e fita adesiva.
- Teste de força-resistência abdominal (Sit Up’s). Material: colchonetes de ginástica e cronômetro.
- Teste força explosiva de membros inferiores (salto horizontal). Material: Uma trena e uma linha traçada no solo.
- Teste de força explosiva de membros superiores (arremesso do medicine Ball) Material: Uma trena e um medicine Ball de 2 kg (ou saco de areia com 2 kg)
- Teste de agilidade (teste do quadrado). Material: um cronômetro, um quadrado desenhado em solo antiderrapante com 4m de lado, 4 cones de 50 cm de altura.
- Teste de velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros) - Teste de Capacidade Cardiorrespiratória (9 minutos)



Cada um deles avalia uma capacidade física. (Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza))